Obesidade infantil cresce durante pandemia

A obesidade infantil é caracterizada pela condição em que uma criança está significativamente acima do peso levando em consideração a sua idade e altura. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde do mundo. Mais alarmante que isto, são os números divulgados que apontam que em 2025 o número de crianças obesas no planeta pode chegar a 75 milhões.

Os hábitos alimentares iniciam já aos seis meses, quando o bebê começa a Introdução Alimentar (IA). É nesta fase que a criança passa a conhecer os alimentos, não necessariamente começam a comer, mas experimentam, sentem a textura, levam até a boca e iniciam uma nova fase da vida. É a partir deste marco que alguns hábitos vão sendo moldados até chegar na fase adulta. Por isto, o acompanhamento médico, feito pelo pediatra, é muito importante, pois o aumento de peso da criança é monitorado e um dos documentos mais importantes desta fase é a caderneta da criança, já que é ali que os índices de crescimento e ganho de peso são acompanhados.

Durante quase um ano e meio de pandemia, notou-se um aumento ainda maior do número de crianças acima do peso. Esta é uma questão multifatorial, não só física, mas também mental. Com tanto tempo em isolamento, observou-se crianças mais ansiosas e descontando algumas de suas frustrações na comida. Escolas fechadas, aspectos ambientais e comportamentais fizeram com que elas estivessem muito mais tempo em frente ao computador, por exemplo, o que acaba implicando no sedentarismo, aumentando o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras.

O tratamento da obesidade infantil é bastante complexo e a orientação de comer menos e gastar mais energia requer uma boa condução. Do contrário, é alto o risco de fracasso, recuperação do peso perdido e até transtornos alimentares.

Os pais precisam também adotar hábitos saudáveis em casa, para que seja rotina para crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *